link safe to visit.

Que tipos de opções de investimento disponíveis na Índia

 Que tipos de opções de investimento disponíveis na Índia



No entanto, as últimas décadas testemunharam uma mudança completa na natureza do funcionamento do mercado financeiro. Uma série de novos produtos foi introduzida por institutos financeiros e bancos que simplesmente atraíram muitos investidores a investir neles por causa das inúmeras vantagens que cada produto oferecia. Sejam apólices de seguro de vida, títulos de infraestrutura de fundos negociados em bolsa, depósitos fixos, fundos mútuos, etc., cada produto ou esquema é único e atende às necessidades de seus objetivos de longo ou curto prazo.


Abaixo está uma lista das diferentes opções de investimento oferecidas na Índia.


Depósitos Bancários Fixos, [Depósito a Prazo]

Os depósitos bancários fixos são uma das opções de investimento mais populares na Índia. Esse tipo de investimento é um dos mais antigos e seguros do país. Normalmente, no caso de um Esquema de Depósito Fixo bancário, uma certa quantia de dinheiro é depositada em um banco específico por um período específico no qual o depositante recebe uma taxa de juros fixa. Os depósitos fixos são ideais para investimentos de longo prazo. Principalmente os jovens depositam em tais esquemas até a idade da aposentadoria, de modo que sejam elegíveis para uma renda regular quando mais precisarem. O melhor dessa opção de investimento é que ela é extremamente segura, líquida e também rende altos retornos.


Esquema de poupança por depósito bancário recorrente

Esquemas de depósitos bancários recorrentes também são outra boa opção de investimento na Índia. Para investir em um Esquema de Poupança de Depósito Bancário Recorrente, você terá que investir uma quantia específica de dinheiro em um banco mensalmente. Sobre este investimento, você receberá uma taxa fixa de juros do banco todos os meses. Esses tipos de investimentos têm prazo fixo e, ao final do prazo, você recebe o valor principal mais os juros auferidos.


ETFs (fundo negociado em bolsa)

Entre as opções de investimento mais recentes no país, os fundos negociados em bolsa ou ETFs são conhecidos por sua natureza de rendimento de alto retorno. Como o produto é relativamente novo, as pessoas ainda estão um pouco apreensivas em investir nesses tipos de fundos, mas investir em Exchange Traded Funds é extremamente benéfico a longo prazo.


ELSS (Esquema de Poupança Vinculado a Capital)

Ao longo dos anos, os esquemas de poupança vinculados a ações ganharam imensa popularidade no mercado financeiro indiano. Equity Linked Savings Scheme é uma opção de investimento em fundos mútuos que investe em ações e ações relacionadas a ações. A maioria dos Esquemas de Poupança Vinculados a Capital tem um bloqueio no período de três anos, o que beneficia apenas os investidores de benefícios de rendimento e também de obtenção de isenções fiscais.


Planos de Seguro de Vida

Investir em apólices de seguro de vida é uma das principais opções de investimento na Índia. LIC na Índia tem quase sinônimo de seguro de vida para suas muitas apólices de seguro de vida. Existem diferentes tipos de planos de seguro de vida, como seguro de vida inteira, seguro de vida conjunto, seguro de vida de pensão, etc., que você pode selecionar. Acredita-se que as apólices de seguro de vida sejam mais adequadas para pessoas com famílias. Os retornos gerados por uma apólice de seguro de vida, dependendo do tipo de plano, podem ser usados ​​para vários motivos, como educação dos filhos, expansão dos negócios ou casamento dos filhos. Algumas das empresas que oferecem planos de seguro de vida incluem; Life Insurance Corporation of India, Kotak Life Insurance Reliance Life Insurance Company, Tata AIG Life Insurance etc.


Poupança dos Correios

Uma das opções de investimento mais importantes na Índia é investir nos inúmeros produtos introduzidos pelos correios. Os diversos correios da Índia oferecem uma gama de produtos de investimento que atendem às necessidades e exigências de todos. Mesmo os grupos de renda mais baixa podem investir em muitos esquemas de correios. Algumas das opções populares de economia dos correios incluem


Investir em Ouro

Investir ouro não é novidade para a Índia. As pessoas nesta parte do subcontinente investem em ouro há décadas. O ouro é uma das opções de investimentos mais seguras e pode realmente ser benéfico em tempos de crise econômica. O ouro pode ser considerado um investimento de longo prazo. Investir em ouro pode ser usado para vários propósitos, como o casamento de seu filho, etc. O preço do ouro nos últimos anos tem subido continuamente, mesmo durante a recessão, o preço parecia ter aumentado a uma taxa de 19,30%.


Fundos mútuos

Os fundos mútuos são outra opção de investimento popular que ganhou imensa posição no mercado financeiro indiano nos últimos anos. 'Você pode investir em fundos mútuos de curto e longo prazo. A única coisa realmente boa sobre investir em fundos mútuos é que você pode investir pequenas quantias de cada vez. Os fundos mútuos não exigem necessariamente investimentos de montante fixo. A maioria das empresas financeiras e bancos hoje oferece um portfólio diversificado de produtos de investimento em fundos mútuos. Investir em fundos mútuos também é menos arriscado do que investir em ações. Esse tipo de opção de investimento também tem a tendência de obter retornos extremamente altos. No entanto, o valor que o investidor receberá como retorno é imprevisível e depende totalmente da situação do mercado.


Ações

Investir em ações é uma das opções de investimento mais benéficas na Índia. De acordo com as tendências do mercado, verifica-se que o investimento em ações representa até 26,5 por cento de retornos maiores em um período de 5 anos quando comparado a depósitos fixos do mesmo prazo. Mesmo quando o investimento é feito por um período mais longo, ele ainda colhe retornos mais elevados. Investir em ações também é uma opção melhor do que investir em imóveis ou ouro.


O mercado financeiro indiano é inundado com uma série de opções de investimento que não apenas trazem retornos, mas também evitam que você pague grandes quantias de impostos.

ST